Neste post, veremos como utilizar o CCleaner, a melhor ferramenta para limpeza de disco do Windows. A Microsoft oferece uma ferramenta nativa que realiza a tarefa de forma semelhante, porém não possui detalhes sobre o procedimento. E nada melhor do que controlar o que o programa estará limpando, até por motivo de segurança, não é mesmo?
1. APRESENTANDO O CCLEANER
Não é à toa que este programa é aclamado a melhor ferramenta, ele é capaz de realizar grandes tarefas em pouco tempo, além do instalador não ser muito grande, o que facilita seu download. Com ele, você pode limpar arquivos desnecessários, temporários, arquivos em desuso, como também limpar os dados de programas como os navegadores. Também é possível limpar o registro do Windows, organizando e removendo entradas obsoletas. Além disso, lhe permite gerenciar os programas iniciados com o sistema, assim como os plugins dos browsers, entre outros recursos. O resultado disso? Otimizar o sistema, deixando o Windows mais rápido! Achou interessante? Você pode baixá-lo no site oficial:
A seguir, veremos as suas principais funções:
CCleaner - www.piriform.com |
2. LIMPANDO OS ARQUIVOS DESNECESSÁRIOS
Conforme usamos o computador, acessamos a internet para ler e-mail, assistir a vídeos, jogar, entre outras coisas, vários arquivos vão sendo armazenados na máquina. Isto inclui arquivos temporários do sistema, histórico de sites, caches de imagens, etc. E o windows não costuma excluir todos esses arquivos, o que faz com que vire uma bola de neve com o decorrer do tempo.
Mas com o CCleaner, excluir estes arquivos é super fácil. Primeiramente, abra o programa e clique em OPÇÕES -> AVANÇADO -> Caso esteja marcado, desmarque a opção "Remover somente arquivos temporários criados há mais de 24 horas". Como o próprio nome sugere, se você a desmarcar, ela removerá todos os arquivos temporários, independentemente se foram criados hoje ou não.
Feito isso, volte na opção LIMPEZA. Note que é possível marcar ainda mais opções, incluindo de programas como os browsers, mas não recomendo marcar todas, pois algumas podem ser úteis para nós, como os atalhos da área de trabalho, da categoria Sistema. Então, a menos que você saiba o que estará removendo, marque. Caso contrário, deixe do jeito que está e clique no botão ANALISAR.
Limpando os arquivos temporários |
Conforme imagem acima, o programa lhe mostrará o resumo do que será removido. Para saber maiores detalhes, basta dar dois cliques sobre o item desejado. Se você quiser, poderá abrir o local do arquivo ou limpar apenas o selecionado. Satisfeito com o resumo, basta clicar em EXECUTAR LIMPEZA e pronto!
3. LIMPANDO O REGISTRO DO WINDOWS
Quando instalamos um programa, geralmente ele cria entradas no registro do Windows para fazer com que inicie junto com o sistema, criar atalhos no menu iniciar, etc. O problema é que mesmo depois de desinstalados, podem sobrar algumas entradas, como podemos conferir em minha outra postagem, Como desinstalar programas do Windows usando o Revo Uninstaller. Mas resolveremos isso com o CCleaner, clicando na opção REGISTRO. Note as opções marcadas à esquerda, não mude nada e clique no botão PROCURAR ERROS.
Erros encontrados no Registro do Windows |
Na imagem acima, o programa mostrou o resumo dos erros encontrados no Registro do Windows, motivos e as chaves. Clicando com o botão direito em cada item, você pode adicioná-lo à Lista de Exceções, ou abri-lo no Editor de Registro. Mas nesse procedimento, vamos clicar no botão CORRIGIR ERRO(S) SELECIONADO(S). O CCleaner lhe perguntará se deseja realizar uma cópia de segurança do registro. Clique em SIM, coloque o nome que quiser e salve. Na janela menor que se abrir, o programa lhe mostrará o motivo do erro e sugestões, é interessante para aprender sobre o porquê de você estar corrigindo o problema. Ou clique em CORRIGIR TODOS OS ERROS SELECIONADOS, e pronto!
4. GERENCIANDO PROGRAMAS INICIADOS COM O WINDOWS
Na opção FERRAMENTAS, entre várias opções, é possível gerenciar os programas iniciados com o Windows.
Lista dos programas iniciados com o sistema |
Nesta tela, você pode ativar e desativar a inicialização de determinado programa, junto com o Windows, ou até mesmo excluir a entrada do Registro, quando disponível. Na aba Windows, não recomendo desativar drivers de sistema, como áudio e vídeo, desabilite somente programas não essenciais para a inicialização. Nas outras abas, como dos navegadores, você poderá fazer o mesmo procedimento, mas em relação aos plugins e complementos iniciados com o browser. Novamente, desabilite somente o que achar desnecessário. Pronto! É recomendável repetir esses passos pelo menos 1 vez a cada 2 semanas.
Obrigado por visitar meu blog, sinta-se à vontade para voltar e conferir outras atualizações!
Yaew Satoru!
ResponderExcluirentão, vou tentar postar de novo o comentário ahuahuh
Parabéns pelas 1000 visualizações hein!
Continue assim, e estou esperando os assuntos sobre Nuvens (dropbox, onedrive, google drive, copy) e a Deep web!!
Flw
Yaew Issao! o/
ExcluirOpa, valew man!!
Aaah pode deixar, estou preparando a papelada aqui já, aguarde! xD
Valew!!