Olá pessoal! Sei que muita gente já deve saber, ou algum conhecido ter comentado a respeito disso, ainda mais nos dias de hoje, em que praticamente todo lugar que você vai, sempre tem alguém com um smartphone Android em mãos!
Porém, mesmo assim, gostaria de compartilhar esta informação para aqueles que possuem dúvidas a respeito. Então, mãos à obra!
1. Afinal, o que é Root?
Quando você está utilizando o computador, certamente já deve ter se deparado com aquela janelinha que o avisa sobre permitir ou não que o programa altere as configurações do sistema, e somente o Administrador do sistema pode decidir. Semelhante a tal conceito, "root" traduzido literalmente para a nossa língua, significa "raiz", e um aparelho root ou "rooteado" quer dizer que possui permissões de "administrador do sistema" para realizar modificações mais profundas do sistema. Mas por que fazer root no aparelho?
Bem, vamos conferir a seguir, alguns dos motivos que levam os usuários de smartphones/tablets a optarem por este procedimento.
2. Qual a vantagem de um aparelho rooteado?
- Controle do seu sistema: você é livre para vasculhar cada canto do seu Android, você é dono de verdade do seu smartphone/tablet.
- Customização: você pode instalar ROM's customizadas (Androids modificados por outros desenvolvedores ou por você mesmo) para melhorar o desempenho do seu aparelho, como a autonomia da bateria e estabilidade do sistema;
- Controle dos aplicativos: você pode desinstalar os bloatwares (aplicativos da própria fabricante que nem sempre são necessários para você e que normalmente não podem ser desinstalados), instalar programas específicos que permitem alterações de permissões, bloquear acessos, programas para trapacear nos jogos, entre outros;
- Melhor desempenho do sistema: por meio de aplicativos específicos, você pode fazer overclocking para aumentar a velocidade do processador para quando for jogar, ou underclocking para diminuir a velocidade do processador quando o aparelho não está em uso, para economizar mais bateria.
3. Mas nem tudo são flores...
Image from androidrootguide |
Pois é, como qualquer outra coisa, não existe somente o lado bom da coisa. Rootear seu aparelho pode lhe trazer transtornos, especialmente se você não tomar os devidos cuidados. Por exemplo:
- Maior vulnerabilidade do sistema: se você rooteou o aparelho só para dizer que rooteou, você está fazendo isso errado. Um dos motivos que o sistema do robôzinho verde vem com as permissões limitadas é para proteger usuários que não necessitam fazer modificações no sistema, das diversas ameaças que vemos por aí. Em outras palavras, a partir do momento que o aparelho está rooteado, alguns apps podem se comportar de outra maneira, já que podem ter acesso privilegiado ao smartphone. Uma vez rooteado, para evitar isso, somente sendo cuidadoso e permitir que apenas aplicativos confiáveis tenham acesso de superusuário;
- Possivelmente a perda da garantia e do aparelho: se o smartphone é novinho ainda, saiba que a maioria dos fabricantes não permite esse procedimento. E, caso você faça errado e o seu aparelho fique 'brickado' (de brick, literalmente 'tijolo'), não adianta levar numa autorizada, pois certamente eles não lhe darão suporte e seu smartphone não passará de um peso de papel.
4. Então, eu devo rootear ou não?
Image from oneclickroot |
Vimos que rootear pode nos oferecer diversas vantagens, desde que saibamos como fazer e da maneira correta. Por outro lado, temos também o enorme risco de perder o aparelho. Já imaginou, você acaba de comprar um smartphone, tenta rootear e o procedimento dá errado, e você o perde para sempre?
Então, antes de liberar as raízes do Android, pense muito bem se você realmente precisa fazer isso. Caso contrário, deixe do jeito que está mesmo.
Obrigado por visitar meu blog, sinta-se à vontade para voltar e conferir outras atualizações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário